Pesquisadores Visitantes


Dr. Arthur B. Powell
Department of Urban Education
Rutgers University -Newark - USA

Dr. Arthur B. Powell has forged international collaborations in mathematics education.  He has established partnerships between mathematics educators at Rutgers University and those in Mozambique, South Africa, Brazil and Haiti. Powell is a student of the innovative teaching principles developed by psychologist and mathematician Caleb Gattegno, who believed that "teaching is subordinated to learning." He incorpoated Gattegno’s pedagological methods into the Haiti school project as well as at the Bronx Charter School for Better Learning, which Powell co-founded.  Powell also directs the school’s professional development program for mathematics teachers. He received his B.A. in mathematics and statistics from Hampshire College, Amherst, MA; his master of arts in mathematics from the University of Michigan; and the PhD in mathematics education from Rutgers University, New Brunswick.


Dra. Isolina Rosa Pereira de Oliveira
Universidade Aberta - Portugal

Doutorada em Ciências da Educação, Psicologia Educacional pela Universidade de Lisboa. Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Docente no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta, onde leciona várias unidades curriculares de licenciatura e mestrado e sou responsável por seminários temáticos no âmbito do doutoramento em educação. Durante anos lecionou matemática no ensino básico e, em simultâneo, exerceu diversos cargos, desde delegada de grupo, coordenadora dos directores de turma e presidente do conselho executivo. Participou em múltiplos projectos de investigação-acção, uns centrados na escola, outros de âmbito nacional. Foi formadora, em especial, na área da avaliação de desempenho e na das  aprendizagens em matemática. No Instituto de Inovação Educacional integrou o Departamento de Avaliação Pedagógica, mais especificamente, a equipa responsável pela avaliação das aprendizagens. Integrou a direcção da Associação de Professores de Matemática e, presentemente, faz parte do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) desta asssociação; inserida neste grupo, entre outras actividades, participei no projecto O professor como investigador ligado à reflexão e investigação sobre a prática profissional. O interessa pelas questões da aprendizagem e da avaliação e pelas práticas profissionais de ensino suscitaram a participação em vários projectos de investigação, nomeadamente o projecto Interacção e conhecimento.  Este interesse, nos últimos anos, tem sido direccionado para a educação a distância, em particular, o ensino online. Membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação e do Laboratório de Educação a Distância (LEaD) da Universidade Aberta.


Dra. Maria de Lurdes Serrazina
Universidade de Lisboa - Portugal

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK) (1998), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston (USA) (1984) e licenciatura em Matemática pela Universidade de Lisboa (1972).Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK) (1998), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston (USA) (1984) e licenciatura em Matemática pela Universidade de Lisboa (1972). É membro integrado da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde colabora no doutoramento em Didática da matemática, orientando várias teses. Foi professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Presidente do seu Conselho Científico (2002-2004) e Presidente do seu Conselho Directivo (2004-2009). Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2008-2012). Foi professora associada convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem colaborado com várias universidades brasileiras. Coordenou diferentes projetos de investigação na área da Didática da Matemática e da Formação de Professores e orientou (e orienta) numerosas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. A sua investigação atual é na área do ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos, nomeadamente na área dos números e operações e da geometria e medida e do conhecimento profissional dos professores. Coordenou o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2005-2011), co-coordenou a equipa que elaborou o Programa de matemática do Ensino Básico (2007). Atualmente está aposentada, continuando a colaborar com a Escola Superior de Educação do IP de Lisboa na orientação de dissertações de mestrado e com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa na orientação de teses de doutoramento.