Dissertações e Teses

No GEM desenvolvem-se Dissertações e Teses no intuito de (1) compreender a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, (2) produzir conhecimento a respeito do desenvolvimento profissional dos professores que ensinam matemática e processos de ensino e de aprendizagem da matemática e (3) desenvolver pesquisas sobre a prática pedagógica de professores de matemática. 

A primeira Dissertação concluída no interior do GEM foi defendida em 2006. Entre 2006 e 2017 as pesquisas defendidas a nível de Mestrado foram:

Autor(a): Verônica Simão Esteves de Souza
Focos: Concepções, saberes e impacto dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). Tecnologia Informática.

Autor(a): Maiza Lamonato 
Focos: Investigações matemáticas em grupo de estudo com professoras da educação infantil.

Autor(a): Raquel Duarte de Souza 
Focos: Histórias infantis e ensino de matemática. Matemática conectada com histórias infantis.

Autor(a): Tatiane Déchen 
Focos: Pesquisa colaborativa com professora parceira investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico com tarefas exploratório investigativas.

Autor(a): Reginaldo Fernando Carneiro 
Focos: Impacto da formação inicial na prática docente no início de carreira. Uso de tecnologias.

Autor(a): Maria das Graças dos Santos Abreu 
Focos: Pesquisa da própria prática com investigações nas aulas de matemática.

Autor(a): Luciane de Fátima Bertini 
Focos:Pesquisa colaborativa com professora dos anos iniciais com investigações matemáticas.

Autor(a): Rafael Neves Almeida 
Focos: Processo de formação inicial de professores (estágio) e o desafio de implementar modelagem matemática.

Autor(a): Sandra Alves de Oliveira 
Focos:Grupo de estudos. Formação continuada. formação continuada de professores focada na resolução de problemas.

Título: Elementos da proposta freireana em práticas docentes de professoras dos anos iniciais em um ambiente de resolução de problemas matemáticos. (2014)
Autor(a): Ana Carolina Faustino 
Focos: Trabalho colaborativo entre a pesquisa e pesquisadora dos anos iniciais na resolução de problemas focalizando as ideias de Paulo Freire.

Autor(a): Livia de Oliveira Vasconcelos 
Focos: Conceito de função nas pesquisas brasileiras apresentadas no ENEM. 

Autor(a): Jessica de Brito 
Focos: Professora da EJA e o desafio de ensinar matemática para adultos.

Autor(a): Elisângela Aparecida Francischetti 
Focos: Aprendizagem e ensino de geometria após formação continuada de professoras alfabetizadoras no PNAIC. 

Autor(a): Laura Rodrigues Xavier 
Focos: Impacto da avaliação externa na prática de professores de matemática.

A primeira Tese concluída no interior do GEM foi defendida em 2011. Entre 2011 e 2017 as pesquisas defendidas a nível de Doutorado foram:

Autor(a): Maiza Lamonato 
Focos: Formação continuada de professores de matemática em grupo colaborativo  com investigações matemáticas.

Autor(a): Reginaldo Fernando Carneiro 
Focos: Narrativas de alunas/professoras e diálogos durante o curso de Pedagogia a distância e sobre os processos formativos em matemática.

Autor(a): Priscila Domingues de Azevedo 
Focos: Grupo de estudo colaborativo e a formação continuada de professoras da educação infantil em contextos matemáticos.

Autor(a): José Antonio Araujo Andrade 
Focos: Entrevista narrativa com professores/licenciandos sobre o estágio como um espaço de formação compartilhada de professores. 

Autor(a): Luciane de Fátima Bertini 
Focos: Formador de professores. Quando o tutor de um curso de Pedagogia a distância se percebe formador de professores.

Autor(a): Eliana Alves Pereira Leite 
Focos: Base do conhecimento para o ensino de matemática na perspectiva de professores de matemática de uma universidade pública revelada em entrevista narrativa.

Autor(a): Luci Fátima Montezuma 
Focos: Narrativas de professoras dos anos iniciais consideradas bem sucedidas frente à políticas públicas, revelando constituição profissional e desafios da docência.