Dissertações e Teses
No GEM desenvolvem-se Dissertações e Teses no intuito de (1) compreender a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, (2) produzir conhecimento a respeito do desenvolvimento profissional dos professores que ensinam matemática e processos de ensino e de aprendizagem da matemática e (3) desenvolver pesquisas sobre a prática pedagógica de professores de matemática.
A primeira Dissertação concluída no interior do GEM foi defendida em 2006. Entre 2006 e 2017 as pesquisas defendidas a nível de Mestrado foram:
Autor(a): Verônica
Simão Esteves de Souza
Focos: Concepções, saberes e impacto dos cursos de formação continuada
oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). Tecnologia Informática.
Autor(a): Maiza
Lamonato
Focos: Investigações matemáticas em grupo de estudo com professoras da educação
infantil.
Autor(a): Raquel
Duarte de Souza
Focos: Histórias infantis e ensino de matemática. Matemática conectada com
histórias infantis.
Autor(a): Tatiane
Déchen
Focos: Pesquisa colaborativa com professora parceira investigando o
desenvolvimento do pensamento algébrico com tarefas exploratório investigativas.
Autor(a): Reginaldo
Fernando Carneiro
Focos: Impacto da formação inicial na prática docente no início de carreira. Uso de tecnologias.
Autor(a): Maria
das Graças dos Santos Abreu
Focos: Pesquisa da própria prática com investigações nas aulas de matemática.
Autor(a): Luciane
de Fátima Bertini
Focos:Pesquisa colaborativa com professora dos anos iniciais com investigações
matemáticas.
Título: Modelagem matemática nas atividades de estágio: saberes revelados por futuros professores. (2009)
Autor(a): Rafael
Neves Almeida
Focos: Processo de formação inicial de professores (estágio) e o desafio de
implementar modelagem matemática.
Título: Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais. (2012)
Autor(a): Sandra
Alves de Oliveira
Focos:Grupo de estudos. Formação continuada. formação continuada de professores focada na resolução de problemas.
Título: Elementos
da proposta freireana em práticas docentes de professoras dos anos iniciais em
um ambiente de resolução de problemas matemáticos. (2014)
Autor(a): Ana
Carolina Faustino
Focos: Trabalho colaborativo entre a pesquisa e pesquisadora dos anos iniciais
na resolução de problemas focalizando as ideias de Paulo Freire.
Autor(a): Livia
de Oliveira Vasconcelos
Focos: Conceito de função nas pesquisas brasileiras apresentadas no ENEM.
Autor(a): Jessica
de Brito
Focos: Professora da EJA e o desafio de ensinar matemática para adultos.
Autor(a): Elisângela
Aparecida Francischetti
Focos: Aprendizagem e ensino de geometria após formação continuada de
professoras alfabetizadoras no PNAIC.
Autor(a): Laura
Rodrigues Xavier
Focos: Impacto da avaliação externa na prática de professores de matemática.
A primeira Tese concluída no interior do GEM foi defendida em 2011. Entre 2011 e 2017 as pesquisas defendidas a nível de Doutorado foram:
Título: A exploração-investigação matemática: potencialidades na formação contínua de professores. (2011)
Autor(a): Maiza Lamonato
Focos: Formação continuada de professores de matemática em grupo colaborativo com investigações matemáticas.
Autor(a): Reginaldo
Fernando Carneiro
Focos: Narrativas de alunas/professoras e diálogos durante o curso de Pedagogia
a distância e sobre os processos formativos em matemática.
Autor(a): Priscila
Domingues de Azevedo
Focos: Grupo de estudo colaborativo e a formação continuada de professoras da
educação infantil em contextos matemáticos.
Título: O Estágio na Licenciatura em Matemática: um espaço de formação compartilhada de professores. (2012)
Autor(a): José
Antonio Araujo Andrade
Focos: Entrevista narrativa com professores/licenciandos sobre o estágio como
um espaço de formação compartilhada de professores.
Título: O tutor virtual como formador: a matemática no curso de Pedagogia a distância da UFSCar. (2013)
Autor(a): Luciane
de Fátima Bertini
Focos: Formador de professores. Quando o tutor de um curso de Pedagogia a
distância se percebe formador de professores.
Autor(a): Eliana
Alves Pereira Leite
Focos: Base do conhecimento para o ensino de matemática na perspectiva de
professores de matemática de uma universidade pública revelada em entrevista
narrativa.
Autor(a): Luci Fátima Montezuma
Focos: Narrativas de professoras dos anos iniciais consideradas bem sucedidas
frente à políticas públicas, revelando constituição profissional e desafios da
docência.